ENOPES – I Encontro Nacional de Oposições Populares, Estudantis e Sindicais.
De 15 a 17/11/2013
Vídeo divulgação
https://www.youtube.com/watch?v=OR5x5iTf0nM
De 15 a 17/11/2013
Vídeo divulgação
https://www.youtube.com/watch?v=OR5x5iTf0nM
De 15 a 17/11/2013
A Frente Independente Popular/RJ realizou nesta quarta-feira (30/10) uma palestra sobre as Manifestações (“Manifestações X Discurso da Mídia”) no Colégio Monteiro Lobato de Campo Grande. A palestra teve como público alunos do 3° ano do Ensino Médio e contou com a participação de alguns professores da Instituição.
A palestra foi realizada à pedido de um professor da Instituição que entrou em contato com a FIP através de nosso e-mail.
Assim, a FIP gostaria de agradecer toda o acolhimento e receptividade da comunidade escolar do Monteiro Lobato. Gostaríamos de agradecer especialmente:
– à Coordenação e à Direção do Colégio, não só por permitirem a realização da palestra, mas por incentivarem a discussão de temas tão importantes e atuais dentro das salas de aula, incentivando a formação de estudantes críticos e conscientes de seu papel político na sociedade;
– aos Professores, por terem entrado em contato com a FIP, por todo apoio, ajuda e paciência com os palestrantes.
– aos alunos, por todo interesse, participação, atenção e paciência.
PS: Agradecemos também pelo lanche oferecido aos palestrantes.
A FIPRJ está aberta e receptiva para realização de outras palestras em escolas, universidades, comunidades etc.
Os contatos com a FIPRJ podem ser realizados diretamente por mensagem de “in box” no facebook ou atrvés de nosso e-mail: frenteindependentepopular@hush.com
(Com informações do Comitê de apoio ao AND em Belém)
Ocorreu no último dia 18 de outubro em Belém, capital do estado do Pará, uma reunião para a conformação da Frente Independente Popular nos moldes da que já existe no Rio de Janeiro. A FIP paraense incorporou a palavra “Cabana” ao seu nome, numa clara alusão a maior revolta popular da história do Brasil, a Cabanagem, que ocorreu no estado durante o chamado Período Regencial.
A FIP Cabana procura romper com o reformismo do chamado “Movimento Belém Livre”, organização reformista que convocou os atos durante a rebelião popular ocorrida em todo o Brasil nos meses de junho/julho. Compõem a FIP Cabana o Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR), os Black Blocs, a Unidade Vermelha (UV) de Belém, a Confederação Obreira Brasileira de Belém, a Federação Operária Anarquista Paraense e o Movimento Revolucionário Socialista (MRS). Os membros dos partidos oportunistas/eleitoreiros poderão participar desde que como indivíduos.
As bandeiras de luta da FIP Cabana foram definidas após debate e consenso entre as organizações presentes:
A nível internacional:
1°- A FIP apoia a luta anti-imperialista e repudia as ações de submissão nacional.
A nível nacional:
1°- Liberdade para os presos políticos das manifestações de 2013.
2°- Contra a criminalização das manifestações públicas.
3°- Lutar contra o oportunismo eleitoreiro.
4°- Apoiar e incentivar as lutas sindicais em todo o país.
5°- Lutar contra a agressão imperialista ao povo brasileiro.
A nível municipal:
1°- Passe Livre nos transportes públicos, tanto para estudantes quanto para as classes trabalhadoras.
Definiu-se, também, a organização interna e aspectos de segurança, uma vez que a criminalização das massas em luta por parte das gerências de turno não é novidade. As próximas reuniões definirão os atos e protestos a serem realizados.
Em breve relataremos essas ações.
Reproduzimos o texto do Coletivo Lenin pela liberdade do companheiro Baiano.
http://coletivolenin.blogspot.com.br/2013/11/pela-liberdade-do-militante-jair-seixas.html
Ultimo Preso político em Bangu, o militante Jair Seixas Baiano da FIST (Frente Internacionalista dos Sem-Teto) foi preso juntamente com outras 200 militantes no ultimo ato em defesa da educação, no dia 15 de Setembro. Desde então continua preso numa das superlotadas unidades prisionais de Bangu. Jair é negro e trabalhador autônomo, militante aguerrido do movimento popular sem-teto. Com certeza, com a PM racista e genocida apoiada por juízes que defendem os interesses das mafias que governam o Rio, não é por acaso que é o ultimo preso político dos Governos Cabral e Paes.
DEPOIMENTO DE ALINE MAGALHÃES SOBRE O COMPANHEIRO JAIR SEIXAS.
Liberdade para Baiano já! “