FIPRJ

Frente Independente Popular

É necessário prosseguir as mobilizações populares e a unificação para a ação. Após sucessivos protestos, não vemos nenhuma proposta real compatível com as exigências radicais das ruas. O podre Estado brasileiro, representado nos seus governantes anti-povo, só lançou mão de uma resposta para a luta popular: a repressão. Vimos Caveirões nas ruas, manifestantes enquadrados por formação de quadrilha, policiais sem identificação e infiltrados, Exército com poder de polícia, a criação de uma Comissão ilegal para investigar o chamado “vandalismo” e uma série de outros crimes de Estado. Enquanto isso, nas favelas, a polícia segue matando, como foi na chacina da Maré e do desaparecimento de Amarildo.

Para que a luta possa continuar devemos nos organizar mais. O objetivo da Frente Independente Popular que estamos construindo é unificar os movimentos, coletivos, organizações e indivíduos que têm estado desde o primeiro momento na luta, defendendo o caminho da independência e combatividade. Não podemos permitir que nossa luta seja apropriada por grupos políticos com objetivos eleitorais, os mesmos que têm criminalizado a resistência ativa do povo, reproduzindo o discurso da imprensa burguesa sobre “vandalismo”. As bandeiras do Fora Cabral e a farsa eleitoral, contra a violência policial, pelo direito à cidade e aos recursos naturais pertencem ao povo e só a luta nas ruas irá garanti-las. Não será nas urnas ou através de qualquer candidato que atingiremos nossos objetivos, mas somente pelo trabalho de base e ação direta.

Viva a Luta Popular!

Bandeiras da FIP:

1) Fora Cabral e a farsa eleitoral
2) Pelo fim da violência policial
-fim da PM
-fim das ocupações militares das favelas
-fim do CEIV
3) Direito à cidade
– tarifa zero para toda a população
– fim das remoções e despejos
– moradia, saúde e educação
4) Direito aos recursos ambientais
– pelo fim dos leilões do petróleo e controle da produção pelos trabalhadores
– não à construção da terceira pista do Galeão
– fora TKCSA

Organizações e movimentos sociais que integram ou apoiam a FIP:

  • Anonymous Rio (Página do Facebook)
  • Black Bloc RJ (Página do Facebook)
  • Coletivo Calisto
  • Coletivo Inimigos do Rei (UERJ)
  • Comitê de apoio ao jornal A Nova Democracia – RJ
  • Favela não se cala
  • FIST – Frente Internacionalista dos Sem Teto
  • FNT – Frente Nacional dos Torcedores
  • GLP – Grupo de Luta dos Petroleiros
  • MEPR – Movimento Estudantil Popular Revolucionário
  • MFP – Movimento Feminino Popular
  • MRP – Movimento de Resistência Popular
  • MUDI – Movimento de Moradores e Usuários em Defesa do IASERJ
  • OATL – Organização Anarquista Terra e Liberdade
  • Ocupa Cabral
  • Oposição de Resistência Classista (ORC) – Educação/RJ
  • RECC – Rede Estudantil Classista e Combativa
  • Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência
  • Universidade Indígena Aldeia Maracanã
  • UV – Unidade Vermelha

Recent Posts

Nota de repúdio à criminalização das lutas populares

A Frente Independente Popular do Rio de Janeiro (FIP-RJ) vem a público repudiar a campanha orquestrada pela imprensa burguesa e pelo Estado brasileiro, que visa desmobilizar e criminalizar os protestos populares. É vergonhoso que a morte do trabalhador Santiago Andrade, que exercia sua profissão sem as mínimas condições de segurança no trabalho, seja utilizada para tentar manipular a opinião das pessoas com o objetivo de jogar povo contra povo. O acidente ocorreu durante um conflito iniciado pela polícia. Santiago e sua família são vítimas da política de brutal repressão aos protestos desencadeada por Sérgio Cabral e José Mariano Beltrame. Muitas outras pessoas, inclusive jornalistas, já foram feridas e mesmo mortas em manifestações e o monopólio de imprensa sequer noticiou. Em virtude disso, a FIP-RJ não dialoga com a Globo, Bandeirantes, SBT, Record etc.

Condenamos a postura provocadora e antiética do advogado Jonas Tadeu, defensor de milicianos, que está usando seus clientes para tentar desmoralizar o movimento popular. É leviana a acusação de que as manifestações são financiadas. O povo vai para as ruas lutar pelos seus direitos diariamente desrespeitados. Os protestos têm como base a ampla insatisfação da população com as atuais condições de vida. Basta ver as diversas revoltas populares ocorridas em nossa cidade nos últimos dias como, por exemplo, na Praça Seca, Engenho Novo ou na Supervia. A Frente Independente Popular jamais financiou qualquer militante para participar de manifestações. Lutamos pelo povo e com o povo.

É com medo de que o aumento das manifestações comprometa a realização da Copa do Mundo que inúmeras medidas repressivas estão sendo tomadas. A Lei Antiterrorismo, a Lei de Crime de Desordem em Local Público, a Lei Geral da Copa e a Portaria Normativa do Ministério da Defesa, qualificando movimentos sociais como “forças oponentes”, evidenciam a farsa do suposto Estado Democrático de Direito que, de fato, é um Estado autoritário e policial.

A Frente Independente Popular não é um partido político. Surgida das jornadas de junho de 2013, defende os princípios de classismo, combatividade e independência, rechaçando a farsa eleitoral.

Defendemos o direito de resistência e rebelião das classes oprimidas e exploradas. Entendemos que cabe ao povo escolher os seus métodos de luta, de acordo com a situação concreta. Apesar de toda a manipulação, as manifestações não cessaram. Conclamamos o povo a permanecer nas ruas. A emancipação dos trabalhadores só poderá ser obra dos próprios trabalhadores.

Viva a luta da classe trabalhadora! Viva a luta do povo!
Frente Independente Popular – RJ, 14/02/2014.

  1. Nota de repúdio Comments Off on Nota de repúdio
  2. SOLIDARIEDADE A FABRICIO CHAVES! Comments Off on SOLIDARIEDADE A FABRICIO CHAVES!
  3. Ato dia 06/02 Comments Off on Ato dia 06/02
  4. Plenária Final: Plenária de Organização Comments Off on Plenária Final: Plenária de Organização
  5. Plenária Final – Segunda Parte Comments Off on Plenária Final – Segunda Parte
  6. FIP-PE: Graffiti denuncia a Copa da Fifa Comments Off on FIP-PE: Graffiti denuncia a Copa da Fifa
  7. I Encontro da FIP-RJ – PLENÁRIA FINAL Comments Off on I Encontro da FIP-RJ – PLENÁRIA FINAL
  8. Nota – Favela do Metrô Comments Off on Nota – Favela do Metrô
  9. Cenário de destruição e guerra! Comments Off on Cenário de destruição e guerra!