(Com informações do Comitê de apoio ao AND em Belém)
Ocorreu no último dia 18 de outubro em Belém, capital do estado do Pará, uma reunião para a conformação da Frente Independente Popular nos moldes da que já existe no Rio de Janeiro. A FIP paraense incorporou a palavra “Cabana” ao seu nome, numa clara alusão a maior revolta popular da história do Brasil, a Cabanagem, que ocorreu no estado durante o chamado Período Regencial.
A FIP Cabana procura romper com o reformismo do chamado “Movimento Belém Livre”, organização reformista que convocou os atos durante a rebelião popular ocorrida em todo o Brasil nos meses de junho/julho. Compõem a FIP Cabana o Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR), os Black Blocs, a Unidade Vermelha (UV) de Belém, a Confederação Obreira Brasileira de Belém, a Federação Operária Anarquista Paraense e o Movimento Revolucionário Socialista (MRS). Os membros dos partidos oportunistas/eleitoreiros poderão participar desde que como indivíduos.
As bandeiras de luta da FIP Cabana foram definidas após debate e consenso entre as organizações presentes:
A nível internacional:
1°- A FIP apoia a luta anti-imperialista e repudia as ações de submissão nacional.
A nível nacional:
1°- Liberdade para os presos políticos das manifestações de 2013.
2°- Contra a criminalização das manifestações públicas.
3°- Lutar contra o oportunismo eleitoreiro.
4°- Apoiar e incentivar as lutas sindicais em todo o país.
5°- Lutar contra a agressão imperialista ao povo brasileiro.
A nível municipal:
1°- Passe Livre nos transportes públicos, tanto para estudantes quanto para as classes trabalhadoras.
Definiu-se, também, a organização interna e aspectos de segurança, uma vez que a criminalização das massas em luta por parte das gerências de turno não é novidade. As próximas reuniões definirão os atos e protestos a serem realizados.
Em breve relataremos essas ações.